Introdução                 

Com o alívio das restrições da situação pandémica COVID-19, a maioria das atividades da Liga dos Amigos do HSC foram retomadas a partir de Outubro de 2022. A Liga procurou manter sempre uma atuação na resposta às solicitações de apoio social e de humanização que lhe eram solicitadas, particularmente apoio na aquisição de suplementos alimentares e transporte para a alta, assim como apoio monetário a doentes carenciados.

Voluntariado

Reiniciamos o Voluntariado em Outubro, no Internamento e Consultas Externas, mantendo suspenso o serviço de distribuição de chá e bolachas nas consultas Externas até Dezembro.

Convocados os Voluntários para o reinício de funções, apenas um terço confirmou presença e disponibilidade. Temos 3 candidatos a Voluntários cuja entrevista de seleção está agendada para o mês de Janeiro de 2023. Vão também ser efetuadas campanhas de sensibilização para angariação de novos voluntários pois eles constituem a face mais visível da atividade da Liga.

Apesar deste reduzido número de Voluntários, temos conseguido marcar presença diária junto dos doentes, nos serviços de internamento.

Retomamos a realização da Venda de Natal que se realizou na última semana de Novembro na sala de espera exterior; a receita teve pouca expressão, mas valeu pela presença e retoma do evento.

A Liga dos Amigos voltou a organizar a Festa de Natal dos doentes no HSC, participou com os seguintes projetos:

 

  • Organização dos efeitos/decoração de Natal em todo o hospital,
  • Oferta de lembrança natalícia aos doentes internados
  • Atuação do grupo coral “Os Traquinas” em todos os serviços de internamento
  • Distribuição de bolo-rei nas consultas externas.

 

Manteve-se o serviço de apoio, supervisão e ornamentação da Capela do Hospital não só com a colocação periódica de flores, mas também com a manutenção adequada das toalhas e dos paramentos.

Apoio social a doentes do Hospital   

No ano de 2022 a colaboração da Liga com as Dietistas e Assistentes Sociais registou um aumento considerável na resolução de vários casos pontuais, permanecendo o espírito de abertura da Liga no apoio a doentes mais necessitados, quer internados ou em regime externo, fornecendo-lhes medicamentos ou suplementos alimentares, em cerca de 1,7 mil euros.

Simultaneamente a Liga permanece aberta às sugestões dos médicos, enfermeiros e dietistas para a aquisição de produtos que possam ser disponibilizados aos doentes, a preços mais convidativos, para que estes continuem no ambulatório, o tratamento iniciado em meio hospitalar.

Importa referir mais uma vez, que esta atividade não reveste um carácter comercial, mas sim uma forma de apoio social, sempre muito bem acolhida pelos doentes e familiares. Mas há que salientar uma franca diminuição das aquisições destes produtos que atribuímos aos concretos problemas económicos que o país atravessa.

Aquisição de Equipamentos para os Serviços 

A Liga dos Amigos do HSC reduziu drasticamente a oferta anual de material e equipamentos para os diversos Serviços, por não ter sido possível, neste ano, o acesso à subvenção concedida pela C.M. Oeiras. Pensamos, contudo, renovar os contactos com o Serviço de Coesão e Saúde da CMO, como mais uma tentativa de reativação desta verba, tão útil ao bem-estar dos nossos doentes.

Atividades estruturais

No final do ano, em Novembro, foi atribuído novo lugar para as instalações da Liga. Passou para o espaço anteriormente atribuído, à antiga Central de Colheitas depois das imprescindíveis obras de renovação e conforto.

Situação económico-financeira      

A situação patrimonial da Liga mantém-se estável, sendo disso evidência os Depósitos Bancários, que se situam próximo do montante dos anos anteriores.

As Demonstrações Financeiras de 2022 revelam alguma recuperação da atividade corrente da Liga, ainda que lenta, consequência dos constrangimentos deixados pela situação epidemiológica.

As Quotizações dos Associados continuam a ter um papel importante nos rendimentos da Liga tendo-se cifrado em 2022 em 2,7 mil euros, acima de 2021 em 0,6 mil euros. Os Donativos à Liga atingiram em 2022 o valor de 0,7 mil euros, contra 2,8 mil euros em 2021.

Como atividades acessórias destacam-se as Vendas de suplementos, cuja receita líquida foi de 2,7 mil euros, montante que ficou aquém do ano anterior, resultado do decréscimo das vendas, o que denota alguma contenção por parte das famílias. A rubrica Outros rendimentos, que inclui o generoso contributo de IRS consignado a favor da Liga, cifrou-se em 2,8 mil euros, acima do ano transato.

Na parte dos custos, as rubricas Fornecimentos e serviços externos e Gastos com pessoal totalizaram no seu conjunto 15,3 mil euros, abaixo do ano anterior.

Ainda nos custos, a conta de Outros gastos e perdas, a qual integra maioritariamente o habitual dispêndio da Liga em ajudas a utentes e ao hospital, totalizou 3,0 mil euros, valor inferior ao de 2021.

Assim, o resultado líquido negativo do período de 2022 é de 9,17 mil euros, saldo que a Direção propõe que seja transferido para a conta de Resultados Transitados.

Associados      

A Liga continuou a ação de angariação de novos associados, não houve adesão de novos associados no ano de 2022. Periodicamente são também atualizadas as listas dos Associados; deste modo o número de sócios da LAHSC cifra-se atualmente em 151 associados ativos.

Considerações finais  

Pode afirmar-se, que em face do atrás exposto, este foi mais uma vez, um ano muito negativo para a Liga quer no sentido do seu desempenho pois manteve-se suspensa, durante a maior parte do ano uma das suas principais vertentes, o Voluntariado, quer no aspeto social, não tendo sido possível contribuir com donativos para o conforto e bem-estar dos doentes internados.

 

Carnaxide, 23 de Janeiro de 2023

O Presidente

José António Marques Sena Lino

Pin It

Siga-nos no Facebook

Solidariedade

Back to Top